To play, press and hold the enter key. To stop, release the enter key.

press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom

 

Bailarina e professora certificada em danças do mundo, Sara vive em Atenas onde é investigadora de Dança Grega Antiga no teatro de danças tradicionais Dora Stratou e onde acompanha o trabalho do grupo de pesquisa “Orchesis”, dirigido por Anna Lazou na Universidade Kapodistrian de Atenas. Sara iniciou os seus estudos em Dança Grega Antiga em 2005 com Zasha von Gerlasch num pequeno estúdio no sopé da mítica acrópole de Atenas. Desde então, nunca mais parou de pesquisar esta arte milenar, procurando os seus vestígios nos vasos e relevos, no movimento livre de Isadora Duncan, nas danças tradicionais da Grécia contemporânea e no método estruturado de Ruby Ginner.

Sara fala grego moderno e é apaixonada por viagens e museus: subiu de sandálias o monte Olimpo, correu pelo vale das Musas, pisou a praia de Ulisses e percorreu Eleusis. Em 2021, integra, com a Companhia Per-Theatre-Formance, o Festival "Toda a Grécia, uma cultura" e co-coreografa o espetáculo "Pitonisa - a dança da Profecia" de Dimitris Tsiamis, dançando o papel da Pitonisa nas ruínas de Delfos, na Grécia. Actuou também como bailarina no espectáculo "A dança do Futuro" em homenagem a Isadora Duncan, coreografado por Fabienne Courmont para o Teatro Dora Stratou, em Atenas.

 

Em 2015, Sara Toscano cria a Companhia Terpsichore e, nesse ano, apresenta o seu trabalho de pesquisa "The Revival of Ancient Greek Dance in Drama Performances" no 40º Congresso Mundial de Pesquisa de Dança, em Atenas.

 

A disciplina de "Dança Grega Antiga - método Terpsichore" é fruto do trabalho contínuo de Sara Toscano que, estudando a civilização grega antiga e os vestígios da sua arte, cria um repertório de coreografias originais e um sistema que mantém viva a informação que chegou até nós sobre a dança grega antiga.

Conheça um pouco mais do trabalho de Sara Toscano na reportagem do programa "Portugueses pelo Mundo" de 28 de Abril de 2016, aqui.

 

Professora certificada em ensino de Danças do Mundo pela Fundação de Artes de Roterdão na Holanda

Formadora acreditada pelo IEFP - certificado de competências pedagógicas

Secretário-Geral Adjunta do Conselho Internacional de Dança da UNESCO