Bailarina e professora de dança, Sara vive em Atenas onde se dedica ao estudo de Dança Grega Antiga.
Muda-se para a Grécia em 2013, onde se dedica a explorar e reviver esta forma de arte antiga, ligando os seus vestígios históricos às danças da atualidade e a narrativas lendárias.
No percurso do seu trabalho, Sara colabora com vários artistas e instituições locais, entre os quais o Teatro Nacional de danças tradicionais Dora Stratou e o grupo de pesquisa “Orchesis”, dirigido pela Professora Anna Lazou.
Sara fala grego e é apaixonada por arqueologia. Subiu de sandálias o monte Olimpo, correu pelo vale das Musas, desembarcou na praia do Ulisses e aguardou pela Perséfone em Eleusis.
No âmbito das suas colaborações,integra o Festival Toda a Grécia, uma Cultura, a convite da Companhia Per-Theatre-Formance e co-coreografa o espetáculo "Pitonisa - a dança da Profecia" nas ruínas de Delfos; participa no espectáculo "A dança do Futuro" em homenagem a Isadora Duncan, dirigido por Fabienne Courmont; e integra diversas atuações do grupo Orchesis.
Em 2016, cria a Companhia Terpsichore e apresenta o seu trabalho de pesquisa "The Revival of Ancient Greek Dance in Drama Performances" no 40º Congresso Mundial de Pesquisa de Dança, em Atenas.
A disciplina de "Dança Grega Antiga - método Terpsichore" é fruto do trabalho contínuo de Sara Toscano que, estudando a civilização grega antiga e os vestígios da sua arte, cria um repertório de coreografias originais e um sistema que mantém viva a informação que chegou até nós sobre a dança grega antiga.
Conheça um pouco mais do trabalho de Sara Toscano na reportagem do programa "Portugueses pelo Mundo" de 28 de Abril de 2016, aqui.
Professora certificada em ensino de Danças do Mundo pela Fundação de Artes de Roterdão na Holanda
Formadora acreditada pelo IEFP - certificado de competências pedagógicas
Secretário-Geral Adjunta do Conselho Internacional de Dança da UNESCO