To play, press and hold the enter key. To stop, release the enter key.

press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom

A dança grega antiga é uma disciplina em construção. Ela baseia-se no conhecimento que se tem hoje sobre a dança dos gregos antigos. Tal como outros vestígios da Grécia antiga, também os fragmentos de dança sobreviveram nas imagens dos vasos, nos relevos, nos textos e poemas da época mas a sua interpretação é variável. Ao longo da História vários bailarinos inspiraram-se no espírito grego para abordarem a dança de forma renovada mas poucos nos deixaram um método.

A Companhia Terpsichore tem vindo a construir um método próprio, com o objetivo de preservar e divulgar o seu trabalho para que outros desfrutem da sabedoria e beleza da dança grega antiga. 

 

Na Grécia antiga a dança era uma combinação de ritmo, movimento e treino físico com pensamento, poesia e filosofia. Através da dança, o homem explorava a sua dimensão social, política e espiritual, praticando o virtuosismo e a beleza total, tanto interna como externa. 

 

Na disciplina de Dança Grega Antiga as coreografias são baseadas nos vestígios de dança que chegaram até nós desde o período minóico, micénico, arcaico e clássico da antiguidade. Estas incluem gestos icónicos e simbólicos, posições geométricas dos braços, passos e poses baseados na literatura e na iconografia, danças em roda, danças de cariz militar e rituais dançados. 

No método Terpsichore as aulas de dança são acompanhadas por música ao vivo para manter viva a ligação que sempre existiu entre a dança e a música. As aulas são maioritariamente temáticas e baseiam-se em parte nos mitos da antiguidade e nas danças que estes integram: a dança que Rea ensinou aos Curetes; a dança guerreira da Deusa Atena para celebrar a vitória na Gigantomaquia; a dança que Teseu e Ariadne ensinaram na ilha de Naxos para festejar a morte do Minotauro; a dança das três Graças; entre outras. Através das narrativas da Grécia Antiga conciliamos movimento, pensamento e simbologia. 

 

O repertório de coreografias Terpsichore inclui ainda danças funerárias, danças sagradas, danças dos deuses, entre outras. Através dos vários tipos de dança, exploramos uma variedade de técnicas e movimentos diferentes que promovem a excelência do corpo e do espírito, sendo uma forma única de cultivar a harmonia, a saúde, a beleza e o "aretê" (virtuosismo) presentes na antiguidade helénica.​

Assim, a Dança Grega Antiga - método Terpsichore é uma disciplina que se caracteriza por conciliar vários tipos de dança num estilo único e por incluir exercícios físicos, técnicos e expressivos, inseridos numa determinada época e narrativa.