A dança grega antiga é uma disciplina em construção. Ela baseia-se no conhecimento que se tem hoje sobre a dança dos gregos antigos. Tal como outros vestígios da Grécia antiga, também os fragmentos de dança sobreviveram nas imagens dos vasos, nos relevos, nos textos e poemas da época mas a sua interpretação é variável. Ao longo da História vários bailarinos inspiraram-se no espírito grego para abordarem a dança de forma renovada mas poucos nos deixaram um método.
A Companhia Terpsichore tem vindo a construir um método próprio, com o objetivo de preservar e divulgar o seu trabalho para que outros desfrutem da sabedoria e beleza da dança grega antiga.
Na Grécia antiga a dança era uma combinação de ritmo, movimento e treino físico com pensamento, poesia e filosofia. Através da dança, o homem explorava a sua dimensão social, política e espiritual, praticando o virtuosismo e a beleza total, tanto interna como externa.
Na disciplina de Dança Grega Antiga as coreografias são baseadas nos vestígios de dança que chegaram até nós desde o período minóico, micénico, arcaico e clássico da antiguidade. Estas incluem gestos icónicos e simbólicos, posições geométricas dos braços, passos e poses baseados na literatura e na iconografia, danças em roda, danças de cariz militar e rituais dançados.
No método Terpsichore as aulas de dança são acompanhadas por música ao vivo para manter viva a ligação que sempre existiu entre a dança e a música. As aulas são maioritariamente temáticas e baseiam-se em parte nos mitos da antiguidade e nas danças que estes integram: a dança que Rea ensinou aos Curetes; a dança guerreira da Deusa Atena para celebrar a vitória na Gigantomaquia; a dança que Teseu e Ariadne ensinaram na ilha de Naxos para festejar a morte do Minotauro; a dança das três Graças; entre outras. Através das narrativas da Grécia Antiga conciliamos movimento, pensamento e simbologia.
O repertório de coreografias Terpsichore inclui ainda danças funerárias, danças sagradas, danças dos deuses, entre outras. Através dos vários tipos de dança, exploramos uma variedade de técnicas e movimentos diferentes que promovem a excelência do corpo e do espírito, sendo uma forma única de cultivar a harmonia, a saúde, a beleza e o "aretê" (virtuosismo) presentes na antiguidade helénica.
Assim, a Dança Grega Antiga - método Terpsichore é uma disciplina que se caracteriza por conciliar vários tipos de dança num estilo único e por incluir exercícios físicos, técnicos e expressivos, inseridos numa determinada época e narrativa.